Cursos de escrita on-line ao vivo — 13 dicas para aproveitar ao máximo
 



Cursos de escrita on-line ao vivo — 13 dicas para aproveitar ao máximo

por Cinthia Dalla Valle e Marcelo Spalding

Os cursos on-line se tornaram uma realidade para muitas pessoas. Eles oferecem uma série de benefícios: permitem que o aluno assista às aulas e absorva o conteúdo da sua casa ou do local que desejar, além de poder rever às aulas quando quiser. É uma forma de estar sempre em contato com professores e colegas, além de manter-se atualizado com conteúdo de qualidade e com o universo da escrita. Afinal, um escritor não se forma somente escrevendo, mas também aprendendo constantemente e trocando experiências com outros escritores.

As vantagens dos cursos de escrita on-line ao vivo são inúmeras e, para que você aproveite ao máximo cada uma delas, preparamos algumas dicas inspiradas na nossa experiência com esta modalidade de ensino, que a cada dia se torna mais próxima de todos nós. Aproveite as dicas!

Aulas Online ao vivo   Aulas Online ao vivo

1. Assista ao vivo e deixe para ver a gravação apenas quando necessário

O ideal é deixar para assistir à gravação das aulas somente quando não for possível fazê-lo ao vivo, por alguma emergência. Isso porque ao vivo o aluno tem a oportunidade de interagir com o professor, sanar as dúvidas na hora, além de trocar ideias com os colegas. Assistir à gravação sozinho não tem o mesmo valor do que estar “presente” na hora da aula, portanto, aproveite essa oportunidade sempre que puder.


2. Mantenha a câmera ligada


Este é um ponto importante e polêmico. Muitas pessoas costumam deixar a câmera desligada por motivos dos mais variados — vergonha de se expor, possibilidade de fazer outras coisas ao mesmo tempo em que assiste à aula ou simplesmente porque não querem interagir no momento.

Porém, a câmera desligada faz com que o aluno perca muitos dos benefícios da aula on-line ao vivo, como a interação com professor e colegas, a troca de dúvidas e ideias, e até mesmo a oportunidade de se mostrar como escritor. Mas existe um ponto fundamental que só percebemos quando nos colocamos no lugar do professor. Como será que ele se sente vendo a maior parte das câmeras desligadas durante a sua aula?


3. Quando quiser participar da aula, faça intervenções curtas


A participação dos alunos durante as aulas é muito importante para enriquecer o conteúdo e trazer outros pontos de vista. Cuide apenas para que a sua participação seja breve para não comprometer o tempo da aula e dar oportunidade aos colegas participarem também.

Além disso, respeite a vez dos colegas para falarem. Não interrompa ou fale antes de solicitar. Nas aulas on-line ao vivo existem meios para isso, como a mão levantada, por exemplo.


4. Deixe o microfone desligado


Ao contrário da câmera que, quanto mais ligada melhor, o microfone deve permanecer desligado quando você não for falar durante a aula. Dessa forma, você evita que algum ruído do seu local seja compartilhado com o grupo e acabe atrapalhando a concentração do professor e dos colegas. Portanto, se o professor não desligar os microfones dos alunos, tome a iniciativa e desligue o seu. Com a prática, isso se torna natural.


5. Esteja em um ambiente tranquilo e organizado


Estar em um ambiente tranquilo e organizado contribui para a sua concentração na hora da aula. Por isso, prefira um local sem interferências de outras pessoas e com o mínimo de barulho possível. A temperatura do local também é relevante para garantir o conforto na hora de aprender.

Outro fator essencial é definir um único local para participar das aulas. Dessa forma, você cria uma rotina em relação ao ambiente de estudos, o que facilita para que o foco e a atenção sejam ativados mais facilmente na hora do curso.

Mantenha seu local de aula limpo e organizado. Deixe todos os materiais, incluindo água, prontos para serem utilizados. Se o curso oferecer material complementar, salve-o em uma pasta específica com o nome e a data do curso. Assim, quando precisar, você encontrará todas as informações no mesmo local. Além disso, cheque a conexão da sua internet para ficar mais tranquilo.

Procure manter uma postura adequada durante as aulas. Escolha uma cadeira confortável. Se possível, prefira usar o computador ou tablet em vez do celular para ter um melhor posicionamento e visualização da aula.

É claro que este ambiente ideal nem sempre é viável para algumas pessoas, mas o importante é tentar criá-lo com os recursos que você possui.


6. Busque uma boa posição de luz


Ainda falando sobre o ambiente, ter uma boa iluminação na hora da aula também contribui para a atenção e foco no momento. Você consegue enxergar melhor o conteúdo, os participantes podem ver você de forma mais clara, além de ajudar a se manter focado e desperto.

Se a aula ocorrer durante o dia, mantenha as janelas abertas e, caso não seja possível, deixe as lâmpadas acesas. Se você tiver a oportunidade de posicionar uma lâmpada por trás do computador, é ainda melhor porque seu rosto fica bem iluminado.


7. Aproveite o chat para interagir com os colegas


A interação com os colegas é fundamental para minimizar a distância e a ausência física que a modalidade de aula on-line traz. Você pode fazer isso através do chat disponível nas aulas on-line ao vivo. Aproveite a oportunidade para deixar seus canais de contato (site, e-mail, telefone), para divulgar seu trabalho, para trocar ideias e dicas com os colegas, entre outras coisas.

Cuide apenas para não falar sobre assuntos pessoais ou ter conversas paralelas com algum colega durante a aula. Isso tira o foco e gera um acúmulo de mensagens desnecessário.


8. Seja pontual


Lembre-se que, mesmo sendo on-line, a aula é um compromisso que envolve muitas pessoas e tem um tempo determinado para começar e para terminar. Portanto, faça a sua parte.


9. Use a disciplina a seu favor


Para aproveitar ao máximo as aulas, dedique-se às tarefas e exercícios, quando houver, e às dinâmicas em aula. Respeite os prazos. Sempre que possível, coloque em prática o que você está aprendendo. Pesquise, vá além do que foi proposto nas aulas. Você só tem a ganhar com essas atitudes.


10. Foque na aula


Fuja das distrações no tempo reservado para a aula. Evite ficar nas redes sociais, no celular ou fazendo outras tarefas. Essas atitudes reduzem seu foco e, consequentemente, o seu rendimento e suas oportunidades de aprendizado.

Se estiver cansado ou com sono, tome um café para garantir e faça uma pausa rápida. Alongue-se e volte com todo o gás.


11. Pesquise antes sobre o professor e sobre os colegas


Antes de o curso iniciar, pesquise sobre o professor ou instrutor, e sobre os colegas, se possível, para aproveitar ao máximo o que ele tem a ensinar e poder interagir de uma forma mais rica.


12. Escolha o curso conforme o seu objetivo


Ou seja, não faça por fazer, apenas para matar o tempo. Tenha claro em que pontos o curso pode agregar à sua carreira como escritor e alinhe suas expectativas com a escola ou professor. Busque referências antes de decidir. Afinal, mesmo que o curso seja gratuito, é o seu tempo que você está investindo e ele tem valor.


13. Opine e dê sugestões sobre o curso


Dê a sua opinião sobre o curso, mesmo que ela não seja solicitada. É uma ótima maneira de contribuir para a melhoria do conteúdo e da dinâmica das aulas.


Leia também: Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br