Oficina de Escrita online

Depoimentos

"Uma das grandes sacadas de se fazer uma oficina de escrita criativa é a oportunidade de ter um olhar técnico esmiuçando seu texto, com o intuito de ajudar. Isso pra mim é sensacional."
Felipe Mota, Itaberaba, BA - julho de 2017

"Eu não consegui fazer o curso assim que comprei, por motivos de trabalho, mas uma vez que comecei, não consegui parar! Todo segundo livre era voltado para estudar. O material é muito instigante e muitíssimo bem escrito. Minha esposa disse que há muito tempo não me via motivado desse jeito."
Valter Bruno, Lauro de Freitas, BA - julho de 2017

"O professor Marcelo nos ensina que escrever textos literários demanda disciplina, paciência e interesse contínuo em escrever e reescrever. Não se trata de vocação para escrever ou um "dom" que somente os grandes autores consagrados têm. Todos nós podemos, sim, escrever um bom texto literário. É preciso praticar, aprender algumas regrinhas e dicas básicas que o prof. Marcelo nos esclarece com muita sabedoria. Eu adorei!"
Giovanna de Araújo Leite, Campina Grande, PB - julho de 2017

"Estou gostando muito do curso, parabéns pelo conteúdo e também por toda técnica que você tem compartilhado."
Marcelle Santos Vieira Salles, Belo Horizonte, MG - julho de 2017

"Aproveito a oportunidade para dizer que gostei muito do curso. Minha experiência é restrita, mas fiquei encantada com a qualidade do material. A linguagem é acessível e a diversidade de ferramentas é surpreendente."
Susane Burgel Moschetta, São Marcos, RS - junho de 2017

"Estou adorando as aulas da Oficina de Criação Literária Online. A forma criativa como você aborda conceitos e conteúdos faz com que haja uma compreensão melhor dos temas e gêneros tratados."
Elisete Ribeiro Lopes, Porto Alegre, RS - junho de 2017

"Obrigada pelos comentários e atenção. Seus textos tem me ajudado muito e adoro os vídeos que são exemplos."
Vanessa de Aquino Cardoso, Rio Claro, SP - junho de 2017

"Adorei participar da oficina, parabéns pelo seu trabalho!"
Thaís Carlos Golfeto, Jaguariúna, SP - junho de 2017

"Professor Marcelo, estou terminando o curso muito satisfeita e feliz. Você não faz ideia de quanta coisa enfrentei e superei desde o início dos cursos. Sei que ainda tenho muito a aprender, por isso quero ler mais livros, inclusive alguns indicados por você. Quero praticar com calma o que aprendi, estarei atenta as correções e aos comentários feitos por você nos textos escritos por mim durante o curso. Aliás, vou sentir muita falta. Só tenho que te agradecer muito, por tudo!"
Sara Camargo Ragusa, Ibiúna, SP - maio de 2017

"Professor Marcelo, estou terminando o curso muito satisfeita e feliz. Você não faz ideia de quanta coisa enfrentei e superei desde o início dos cursos. Sei que ainda tenho muito a aprender, por isso quero ler mais livros, inclusive alguns indicados por você. Quero praticar com calma o que aprendi, estarei atenta as correções e aos comentários feitos por você nos textos escritos por mim durante o curso. Aliás, vou sentir muita falta. Só tenho que te agradecer muito, por tudo!"
Sara Camargo Ragusa, Ibiúna, SP - maio de 2017

"Adorei seus comentários. Concordo com todos plenamente. Interessante como essas observações não passam por nossa cabeça quando escrevemos."
Regina Silva do Nascimento, São José dos Campos, SP - maio de 2017

"Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a experiência de travessia por esse curso. Enfatizo o termo "experiência" porque realmente foi um processo de aprendizagem no qual entrei uma e saí outra, em termos de informação, mas também formação. O conteúdo é bastante completo e bem articulado. E também seus comentários assertivos foram preciosos para construir uma percepção sobre o que estava escrevendo. Quero fazer o módulo de aprofundamento, peguei gosto pela brincadeira!"
Raquel Gonçalves Ribeiro Foresti, São Paulo, SP - maio de 2017

"Marcelo, estou gostando muito do curso. Estou na décima primeira aula. Embora escreva há algum tempo, precisava de instrumentos para entender, discernir objetivos e avaliar o melhor caminho para cada texto. Tua oficina propicia isto e tuas avaliações/comentários esclarecem muito. Algumas vezes, confirmam o que parece que eu já sabia pela experiência. Além disso, estimula o desejo de continuar a aprendizagem diária, permanente. Obrigada!"
Rita T. S. Paladini, Viamão, RS - maio de 2017

"Senti muita necessidade de aprender mais sobre escrita a fim de refiná-la. Desejo muito publicar e irei, porém com as aulas do curso estou reescrevendo muitas coisas. Tem me ajudado, inclusive, a definir melhor meu público e objetivos ao escrever. Ler foi e continua sendo uma paixão tão forte que deu origem à escrita. Aprender e lapidar minha forma de escrita é meu grande objetivo com o curso."
Gabriela Grau, Brasília, DF - maio de 2017

"Pior fica se formos comparar com seu curso. Meu Deus! Posso te garantir que, de todos os cursos que fiz até agora, o seu é o melhor, mais completo, melhor elaborado, apresentado e o que proporciona mais conhecimento e retorno de qualidade para o aluno."
Raquel Cristina Gervino Gale, Brasília, DF - abril de 2017

"Depois que escrevi o conto, li e reli em voz alta umas 3 vezes e não percebi certas coisas que você apontou no texto. Como é importante alguém "de fora" ler e fazer uma critica! Confesso que estava apreensiva, mas só enriqueceu o meu conto."
Mayra Pelissari, São Paulo, SP - abril de 2017

"Marcelo, gostaria de parabenizá-lo pelo curso. Quando me inscrevi não sabia o que esperar, mas hoje posso afirmar que foi uma ótima experiência. As aulas são muito didáticas, seus textos são concisos e trazem boas referências. Além disso, suas orientações foram muito proveitosas para o desenvolvimento de cada texto. É sempre bom dividir o amor pelas palavras com alguém, e poder ter um feedback sobre como nossos escritos chegam até uma outra pessoa é fundamental para qualquer escritor. Agradeço pela atenção em cada e-mail que trocamos. Muito, muito obrigada!"
Tatiane Lucheis, São Paulo, SP - abril de 2017

"Estou mandando esta mensagem, pra dizer que o curso tem sido incrível e eu realmente tenho estado bastante satisfeito com o formato (materiais, propostas, conteúdo, etc). Realmente, senti-me tão motivado por escrever e, embora eu tenha enviado apenas dois textos, tenho muita vontade de escrever e encaminhar para sua apreciação."
Carlos Eduardo Gomes, Ponta Grossa, PR - março de 2017

"Marcelo, estou gostando muito do curso e mais ainda das suas críticas. Vejo que os meus textos ficam muito mais leves com as suas correções. Também estou conseguindo aceitar melhor os meus limites para escrever e de mostrar os meus escritos (se é que posso chamar assim) para as pessoas. Peguei o prólogo de uma história que estou escrevendo e mandei para alguns conhecidos darem um feedback. Está sendo muito interessante tudo isto."
Ricardo Motomura, São Paulo, SP - março de 2017

"Muito obrigado pelas suas orientações, foram muito proveitosas. Confesso que quando minha esposa me presenteou com o curso eu não acreditava muito, mas achei formidável. Muito de acordo com meus desejos."
Antonio Pedro Coco, Campinas, SP - março de 2017

"Professor Marcelo, quero agradecer pela correção, como sempre o texto ficou pra lá de melhor. Pelo incentivo, também estou contente por estar evoluindo. Pela paciência, com meus erros e confusões. Tudo tem valido a pena, estou aprendendo muito com tudo. Muito obrigada!"
Sara Camargo Ragusa, Ibiúna, SP - fevereiro de 2017

"Quero parabenizá-lo pela plataforma do curso. De fato, é bem didática e elaborada."
Marilia Alvim, Rio de Janeiro, RJ - fevereiro de 2017

"Prof. Marcelo Spalding, meus parabéns pela excelente ideia de produzir este curso. Acabei de entrar no ambiente virtual e observei de imediato o quanto ele me será útil!"
Giovanna Leite, Garanhuns, PE - janeiro de 2017

"Bom dia, Marcelo. Estou EN-CAN-TA-DA com o teu curso "Oficina de Criação Literária", no qual estou inscrita! Realmente é o que eu buscava!"
Márcia Izabel Coutinho, Vila Velha, ES - janeiro de 2017

"Estou finalizando a aula 07 e estou gostando muito do curso. Curiosamente, algumas coisas eu já sabia de modo "intuitivo", mas a oficina está expandindo meus horizontes de uma forma muito positiva! Já estou de olho nos outros cursos."
Maiquel André Teixeira, Porto Alegre, RS - janeiro de 2017

"Depois de ver que eu não conseguia terminar nenhum dos meus projetos por falta de organização, vi que o que me faltava era maior dedicação à técnica mesmo, por isso achei a Oficina uma bênção!"
Vitória Cássia Paliari, Mogi Guaçu, SP - janeiro de 2017

"Todos escrevemos: e-mails, notas, textos científicos, jornalísticos, despachos oficiais etc. Mas alguns usam a linguagem como veículo legítimo de expressão de sentimentos, desejos, angústias, alegrias. A literatura e a poesia surgem, então, como necessidade de ligar o de dentro ao de fora. Fazê-los interagir. Criar uma relação de alteridade para que possa se conhecer o outro e o mundo. Ocorre que nesta busca nem tudo é intuitivo. A linguagem possui regras e limites. E aí podem ocorrer restrições que repercutem em verdadeiros bloqueios. Então, o pensamento parece caminhar em círculos, e vem o desânimo. É nesse momento que se faz necessário encontrar um lugar de troca, de compartilhamento, que nos ajude a persistir na construção da escrita como algo consciente e prazeroso. Encontrei um bom lugar no curso de escrita criativa de Marcelo Spalding. Um curso acessível em todos os sentidos, ágil, com material de apoio com conteúdo rico e bem organizado, bibliografia adequada e interatividade entre aluno e professor por meio de comentários e análises de exercícios."
Luiz Preza, Rio de Janeiro, RJ - janeiro de 2017

"Aproveito o e-mail, também, para dar um feedback da minha primeira experiência no curso. Deixei para abrir a plataforma hoje mesmo, porque queria que fosse uma surpresa e fiquei muito feliz com o que encontrei. Os conceitos ficaram claros como água e sinto que consegui absorver muito bem o conteúdo. Muito obrigada pela oportunidade."
Vitória Paliari, Mogi Guaçu, SP - janeiro de 2017

"A propósito, estou gostando tanto do curso e está me fazendo tão bem, que já estou pensando em uma continuidade quando acabar. Se tiver alguma sugestão ou algum serviço a oferecer para eu continuar escrevendo e aprendendo, por favor me deixe saber."
Fabricio Faroni Ganem, Rio de Janeiro, RJ - janeiro de 2017

"O aprendizado tem sido enriquecedor e escrever está cada dia mais prazeroso. Você faz ideia do bem que fez? Espero que sim."
Taiane Maciel, Salvador, BA - janeiro de 2017

"Muito bem elaborada a sua oficina, de grande estima e muitas dicas imensuráveis."
João Luis dos Santos, Penápolis, SP - dezembro de 2016

"Gostei bastante do curso. A oportunidade de ter um interlocutor - algo que infelizmente não tenho - ajudou bastante na revisão dos textos."
André Padilha, Garanhuns, SP - dezembro de 2016

"Obrigada pela correção e pelas dicas. Vou aplicá-las! Sabia que escrever era complexo e a oficina tem me ensinado muito. Até minha forma de ler livros e assistir filmes mudou."
Desirée Barros Ferreira, Porto Alegre, RS - dezembro de 2016

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."
Décio Oliveira Elias, Rio de Janeiro, RJ - novembro de 2016

"Achei o curso bastante construtivo e me ensinou como organizar e planejar um texto, o que eu não conseguia fazer anteriormente. Parabéns pela criação e desenvolvimento do curso."
Amanda Segura, São Paulo, SP - novembro de 2016

"Marcelo, obrigada pela avaliação. Foi a primeira que tive de um profissional e foi muito importante, pois fiquei surpresa com o feedback e mais encorajada a fazer os exercícios do seu curso e a desenvolver alguns rascunhos e outras ideias que tenho em mente."
Ana Thereza Novaes Magalhães, Belo Horizonte, MG - novembro de 2016

"Gostaria de agradecer a oportunidade de realizar o curso. Consegui terminar a parte teórica, posso dizer que minha visão e tino para a escrita aflorou após o curso."
Bernardo Magoga Bosak, Porto Alegre, RS - outubro de 2016

"O meu contato com a Oficina de Criação Literária foi de uma imensa boa sorte desde o início. Além de encontrar um curso de alta qualidade, logo de cara, enquanto conhecia o site da Oficina, me deparei com a indicação do concurso de Literário Mario Quintana 2016 do SINTRAJUFE-RS. Mesmo sendo paulistana, aproveitei o fato de a inscrição do concurso gaúcho ser gratuita e encaminhei minha poesia imediatamente. Recebendo, meses depois, a notícia de que fora selecionada como uma das 10 finalistas no Brasil dentre os mais de 600 textos enviados ao concurso, me dirigi a Porto Alegre para a revelação na noite de premiação de qual seria a minha real colocação. Minha poesia alcançou o 3º lugar e eu aproveitei para conhecer, durante a minha estadia em Porto Alegre, o escritório de Marcelo Spalding, o idealizador da Oficina, sendo muito bem recebida e ficando maravilhada com a beleza da cidade a qual não conhecia."
Vanessa Rosa, São Paulo, SP - outubro de 2016

"Não temos ideia de quantos vícios e manias adquirimos e praticamos em nossa maneira de comunicar. Fazer a Oficina de Escrita do Marcelo Spalding me mostrou quão prolixa eu era e o quanto tenho para melhorar nos meus textos. Na verdade, a Oficina acabou me mostrando que posso fazer melhor com muito menos, não só na escrita, mas nos diálogos, nos relacionamentos, nas emoções, enfim, no dia a dia. Valeu a pena demais."
Daniela Villas Bôas, São José dos Campos, SP - outubro de 2016

"Marcelo, estou amando participar de sua oficina! Depois, com certeza, farei outros cursos que seu site oferece. Parabéns pelo seu trabalho, quanto mais eu o conheço, mais o admiro. Estou recuperando o prazer de escrever..."
Rosa Maria Custódio, Bragança Paulista, SP - outubro de 2016

"A minha diversão é tentar inovar na escrita, me traz um prazer muito intenso. E está sendo tudo muito novo para mim. Estou feliz. Parabéns pela inciativa de manter este curso. Ele me serviu muito bem para romper a primeira barreira rumo a Escrita Criativa e, quem sabe, muito mais."
Felipe Wisnieski Basso, Canoas, RS - setembro de 2016

"Quanto a primeira impressão do curso foi a MELHOR possível. Estou adorando, aprendendo e revendo conceitos. Quando sento para estudar fico praticamente o dia todo, há tempos não ficava tão animada fazendo um curso. Assunto novo, vida nova. Estou há dois anos em período sabático e esperava descobrir qual seria meu próximo desafio. Acho que encontrei. O seu curso me dará esta resposta, e espero sinceramente continuar gostando para dar prosseguimento nessa carreira que tanto valorizo e admiro."
Maria José Gonçalves Oliveira, Rio de Janeiro, RJ - setembro de 2016

"A sua Oficina Literária é ótima! Gosto do encadeamento e tudo o mais. Era o incentivo que eu estava precisando! Muito grata."
Rosa Maria Custódio, Bragança Paulista, SP - setembro de 2016

"É bem diferente do que imaginei, estou gostando muito do modelo do curso. É bem didático, mal se vê o tempo passar. Muito boa a divisão de tópicos. Inclusive a primeira confusão que acabava me deixando engessada pra escrever já foi solucionada, a de que não é preciso agradar a todos."
Paula Carvalho, Boa Vista, RR - setembro de 2016

"Gostei muito da oficina. Superou minhas expectativas para um curso online. O conteúdo é bem direcionado à reflexão e ao aprendizado de pontos importantes da escrita literária. E os desafios criativos, somados a seu trabalho de edição e orientação, me ajudaram a corrigir erros até então desconhecidos por mim. Agradeço muito pelos rápidos retornos e por toda ajuda que me deu. Cresci muito com esse curso e sou grato a você por isso. Espero retomar em breve o contato para o Curso de Aperfeiçoamento."
Fernando Henrique Rocha Salles, São Paulo, SP - setembro de 2016

"Gostaria de agradecer pelo curso, pela atenção e pela paciência. O curso é muito bom, de verdade, aprendi muita coisa. Nossa, é como se tirassem uma venda do meu rosto, um processo quase terapêutico(risos)! A Taiane que começou, crua, hoje já consegue engatinhar... E devo seguir adiante, sem dúvida. Quero muito fazer o curso avançado."
Taiane Bastos dos Santos Maciel, Salvador, BA - setembro de 2016

"Sua avaliação do meu texto me encheu de alegria e expectativa boa. Sempre quis escrever, mas me imaginava inapto. Fazer os seus treinamentos foi um divisor de águas: alertou-me para aspectos desconhecidos desse ofício, incentivou-me a produzir e, principalmente, me mostrou que eu posso, sim, escrever. Não tenho pretensões literárias maiores, o que quero é registrar algumas coisas da vida com eficiência e técnica adequada, e consegui a motivação para isso. Os textos e os exercícios de ambos os cursos, de excelente qualidade, trouxeram toda a informação e embasamento de que eu precisava, muito além da minha expectativa. Agradeço muito pelo seu interesse."
José Carlos de Sousa, Brasília, DF - agosto de 2016

"Professor Marcelo, sinto termos chegado ao fim de nosso curso. Suas sugestões são de grande importância e agradeço muito por elas, assim como me sinto grato por todas as críticas e elogios tidos ao longo de ambos os cursos. Não há dúvida de meu crescimento, e fico muito realizado em ver essas dicas refletidas em meu romance. Já o revisei, aplicando as técnicas, "leve como o pássaro e não como a pluma". Lembrarei com especial consideração dessa etapa importantíssima de minha carreira de autor: a oficina literária e o meu professor."
Moacir Bertoldo Pereira Júnior, São Gonçalo, RJ - agosto de 2016

"Marcelo, obrigada pela atenção. Seu curso é muito bem feito, dinâmico, nada cansativo. Adorei muito os vídeos, os anexos, tudo que foi colocado ali pra enriquecer mais a aula. Parabéns."
Beatriz Ferraz, São Paulo, SP - agosto de 2016

"Com muita satisfação iniciei o curso Oficina de Criação Literária. Já tive oportunidade de participar de vários cursos on-line, alguns deles na plataforma moodle, o que me confere alguma segurança em exaltar a qualidade do material oferecido pelo senhor."
Maurício Zacarias, São Paulo, SP - agosto de 2016

"Eu agradeço imensamente por todo o conteúdo dado no curso. Foi de extrema valia para a fixação de termos que eu acredito serem necessários para o desenvolvimento de uma escrita clara e pertinente."
Tauami Sales de Paula, São Carlos, SP - agosto de 2016

"Obrigada pela experiência, professor Marcelo. Foi muito bom participar da oficina! O material é claro, conciso e substancial, além de ter uma ótima qualidade. Espero poder retornar aos cursos de escrita criativa em breve."
Laura Wichrowski, Florianópolis, SC - julho de 2016

"Todas as suas críticas foram valiosas. Cada uma delas. Você é um excelente professor e crítico literário. Chegamos ao fim da oficina. Termino com sentimento de gratidão. Abortando completamente minha ideia de publicar por agora aquele romance que terminei. Quero revê-lo de cabo a rabo com o olhar que você me ajudou a desenvolver. Quando acabar de fichar esta oficina em minhas anotações, quero fazer a outra."
Fernando Mugai, Juiz de Fora, MG - julho de 2016

"Estou enviando meu último texto e quero agradecer pelo acompanhamento no curso. Estou muito feliz com minha evolução na forma de escrever e rever meus textos. Entendo que a escrita é uma construção diária e quero fazer dela parte da minha rotina. Obrigada por tudo, em breve estou fazendo outro curso dos seus."
Viviane Leticia Glienke Mariano, Porto Belo, RJ - julho de 2016

"Adorei participar da Oficina de Escrita Criativa. Apesar de já escrever há um bom tempo, não tinha os conceitos técnicos corretos para melhorar a minha escrita. Escrever contos e poesia para mim foi bastante difícil e continua sendo. De qualquer maneira agradeço as correções e dicas sobre os meus textos e técnicas. Aprendi muito, e gostei particularmente de todos os exemplos de livros e músicas, muitos de meu próprio repertório. As aulas são muito bem elaboradas e esclarecedoras. No início quase desisti, mas como denominou os exercícios de desafios, resolvi encarar e ir até o final. Não me arrependi. Obrigada por toda a atenção."
Stella Franco, Macaé, RJ - julho de 2016

"Gostaria de deixar um elogio. Já fiz vários cursos on-line, e dos cursos que fiz, o seu foi um dos mais completos, com bastante conteúdo para explorar. Muito bom!"
Deyse Libano Heitor, Bauru, SP - junho de 2016

"Agradeço o envio dos comentários e sugestões de edição, não só desse texto como de todos os outros! O curso foi muito rico para mim e, inclusive, indiquei a dois colegas que já estão fazendo também."
Aretha Amorim Cury Côrrea, Brasília, DF - junho de 2016

"Aproveito para dar-te um feedback do que experimentei até aqui. Gostei bastante do material didático e da metodologia do curso. Muito do que li veio para reforçar conceitos e isso é muito bom, vai eliminando aquele sentimento de insegurança. Em cada aula, fiz anotações significativas, elas esclarecem pequenas dúvidas e me deixam mais segura. Enfim, estou curtindo."
Carina Luft, Montenegro, RS - junho de 2016

"Gostei muito de fazer a oficina, principalmente seus comentários. Eles mostram o que algumas vezes não fica visível. Em breve vou me inscrever na de Aperfeiçoamento."
Maria Cecília Souza Russo, Rio de Janeiro, RJ - maio de 2016

"Sou um entusiasta do seu curso. Excelentes as aulas, os textos e suas avaliações."
Miguel Dias Filho, São Sebastião do Paraíso, MG - maio de 2016

"Estou gostando muito do curso e pretendo fazer outros, como o de poesia. Acho que vou terminar o curso antes de 3 meses. Acho até que você deveria fazer um livro com esses textos para vendê-los aos alunos. Eu iria comprar um. Parabéns pelo trabalho!"
Paulo M. S. Silva, Curitiba, PR - maio de 2016

"Caro mestre Marcelo, sua correção foi de tirar o fôlego. Gostei. Pena ter descoberto seu curso só agora. Mas nunca é tarde, não é? Grato e parabéns pela eficiência do curso."
Durval Souza Carvalhal, Salvador, BA - maio de 2016

"Tenho aprendido muito com o curso e fiquei muito feliz com todas as críticas e sugestões. Muito bom ter um olhar crítico para melhorar nossa escrita e estou muito feliz por ter encontrado este curso. Agradeço sua atenção e comprometimento."
Bianca de Rezende V da Silva, Rio de Janeiro, RJ - abril de 2016

"Escolhi o curso oficina de criação literária pois me interessei bastante pelo conteúdo, pelo formato das aulas e, depois de matriculada, pelas atividades (juro que me emocionei quando li sobre as atividades porque simplesmente eu me encontrei na escrita e na criação)."
Stephanie Goi, São Paulo, SP - abril de 2016

"Estou animadíssima com a oficina. Já o parabenizo pelo trabalho. Estou gostando bastante."
Aline Vieira da Silva, São Paulo, SP - abril de 2016

"Chego hoje ao cabo da Oficina. Mas que bela viagem, hein? Pude notar claramente meus limites/dificuldades, meus preconceitos (com a linguística) e minha capacidade em potencial. Foi de tão grande impacto que indiquei para alguns amigo. Um, o Thiago Coelho, já é aluno e está aproveitando muito; os demais, é questão de tempo. Só me resta agradecê-lo pela partilha de conteúdo. A vida, Prof. Marcelo, ficou mais bela, impressionante; a escrita, a oficina, me deram a oportunidade de dar novos traços de sentido a ela."
Wesley Santos, Sapiranga, RS - março de 2016

"Minha primeira impressão sobre o curso foi de que é bem detalhado, e gostei disso. Também fiquei com a impressão de que inicias do zero, ou seja, não presume nada, comecar do inicio, para todo mundo e também gostei desta forma de abordar. Fiquei com a impressão que acertei no que eu queria fazer."
Pedro Renato R. Guimarães, Rio Grande, RS - março de 2016

"Realmente suas correções foram bastante pertinentes e fiquei pensando o quanto é importante ter uma visão raio “x” como a que você tem. Achei fantástico, porque depois das suas correções senti o texto mais leve. O seu curso é excelente e estou gostando muito."
Maristela Martins Silva, São Paulo, SP - março de 2016

"Marcelo, graças a seu curso, entrou um conto meu em uma revista digital e vai entrar outro no final de abril. Tenho mais encomendas, se eu conseguir escrever. Preciso continuar a fazer mais cursos, e farei quando o trabalho deixar. Obrigada, agradeço a você por eu ter ficado alegre com um conto publicado."
Nanci Ricci, São Paulo, SP - março de 2016

"Minha primeira impressão foi a melhor possível. Fiquei muito admirada com a interatividade e fluidez do curso. Assisti duas aulas sem sentir, de uma vez só (meu texto da segunda está dormindo, no momento). Estou muito contente por ter me matriculado!"
Camille Abreu, Porto Alegre, RS - março de 2016

"Professor, gostei muito de conhecer a importância do narrador e as alternativas que temos. Esse curso é brilhante!"
Thiago Coelho, Florianópolis, SC - março de 2016

"Gostei bastante das críticas. Achei que elas tiveram tudo a ver, me pareceram até óbvias, mas, na hora de escrever e reler o texto, eu não as tinha visto assim tão claramente como vi depois da sua revisão. Foi ótimo. Vou aprender muito. Gostei também que seu retorno sobre o texto é bem rápido, o que é um incentivo para eu dar sequência ao curso sem deixar grandes intervalos. Muito bom tudo. Obrigada!"
Raquel Cristina Gervino Gale, Brasília, DF - fevereiro de 2016

"Boa tarde, professor. Confesso que estou muito contente em ver todas essas linhas vermelhas. Apenas nessa correção você conseguiu tirar dúvidas que há tempos eu mantinha, como a separação de parágrafos, linguagem e certas pontuações. Grato pelo seu comprometimento, Marcelo."
Thiago Coelho, Florianópolis, SC - fevereiro de 2016

"Caro Marcelo, você não tem ideia de como estou feliz, e não é por você ter gostado do texto, mas sim por constatar como acertei em decidir fazer uma oficina literária e, sem exagero, em ter lhe escolhido. Explico. Eu sentia uma falta imensa de alguém que me apontasse os erros neste começo no campo da ficção literária. E que fosse uma pessoa com conheciemento e habilidade em apontar os erros sem desencorajar. Repito, estou muito feliz em ter acertado. Você não tem ideia como estou adorando ver apontado o caminho através dos erros cometidos."
Victor Virgilius Brito Araujo, Teresina, PI - fevereiro de 2016

"Tive uma impressão muito boa do curso. O conteúdo da oficina é muito interessante, a plataforma muito acessível e a variedade de recursos midiáticos e de linguagens muito estimulante. Espero tirar o melhor proveito para aprender técnicas e desenvolver habilidades."
Guilherme Jorge Rezende, São João del-Rei, MG - fevereiro de 2016

"Prof. Marcelo, o material é muito elucidativo, está sendo ótimo, cada dia que passa aumenta o meu prazer e ânsia em aprender. Muito bom mesmo o curso, aos poucos está agregando cada vez mais valor para mim. Obrigado pela atenção."
Gabriel Augusto Almeida Nascimento, Rio de Janeiro, RJ - fevereiro de 2016

"Gostei bastante do curso. Agradeço demais e recomendarei às pessoas no trabalho que façam, já que todos aqui temos a mesma demanda de aprender técnicas como as que são disponibilizadas no curso."
Desirée Timo, Brasília, DF - fevereiro de 2016

"Iniciei ontem a primeira aula online. Quero te parabenizar pela escolha do material que é bastante criativo e estimulante."
Sérgio Afonso Gonçalves Alves, Belém, PA - fevereiro de 2016

"Estive pensando o quanto esses dois cursos me fizeram melhorar como pessoa, como escritora e principalmente como leitora. Se antes do curso eu bebia livros engolindo palavras com a pressa de chegar ao final, hoje eu as mastigo e saboreio com calma, com tempo de perceber o quanto se escondem deliciosamente entre as páginas ou frases muito bem estruturadas e colocadas nos lugares certos no momento certo. Esse novo mundo no meio das palavras tem sido muito gratificante e gosto de compartilhar essa ideia. Se o dito de que se morre aprendendo visa mostrar esta parte da vida, pode saber que ele é extremamente correto e acredito que quem descobre que nada sabe a essa altura da vida, confirma-o plenamente."
Verena Rogowski Becker, São Lourenço do Sul - janeiro de 2016

"O curso de Escrita Criativa com o professor doutor Marcelo Spalding foi importantíssimo no meu trabalho, não só pela pronta atenção para com as dúvidas, com as atividades enviadas, como também pela relevância do conteúdo. As sugestões de leitura, os exemplos e as análises dos textos são muito bons e esclarecedores. Escrevo e conto historias em Espaços Culturais, Escolas e Bibliotecas. Meu primeiro livro saiu em forma digital pela Amazon e ja estou preparando o próximo para este primeiro semestre. Recomendo o curso a todos que gostam da palavra escrita e da oralidade."
Helena Angela Righi Peixe, São Pedro, SP - janeiro de 2016

"Gostei da forma e do conteúdo da primeira aula. Estou ansiosa para ver o que há nas próximas. Agradeço por disponibilizar on-line um material estimulante que curiosos como eu conseguem acompanhar."
Maria das Graças Fernandes, Campinas, SP - janeiro de 2016

"Devo confessar que a Oficina superou minhas melhores expectativas, abrindo para mim, um pretendente a diletante no ofício da escrita, um mundo novo de possibilidades. O conhecimento do fazer literário, colocado da forma organizada, objetiva e clara, como está na Oficina, conjurou o fantasma da dificuldade de escrever. Não tornou a tarefa mais fácil. Tornou-a possível. Além disso, a sua intervenção nos exercícios, indo além da mera correção dos aspectos formais, me tem feito estruturar um senso estético para produzir um texto que antes eu só concebia na leitura. Obrigado e parabéns pela excelência do seu trabalho."
José Carlos de Sousa, Brasília, DF - janeiro de 2016

+ depoimentos anteriores

Acesso rápido: Oficina de Criação Literária | Curso de Escrita Criativa para não ficção

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding - todos os direitos reservados

DEPOIMENTOS

"Gostei muito de ter participado desta oficina e também ter te conhecido. Não conseguirei expressar nessas linhas a tamanha felicidade que tive nos últimos meses. Confesso que sempre me via dentro de uma caverna, escura e fria, onde nas paredes, eu rabiscava os meus sinais. Agora, sei que lá, não só os sinais deverão sair, mas eu também, pois terei um grande caminho a percorrer com os as dicas da oficina, da gramática e da leitura."

Edgar Campanate Ferreira
Volta Redonda, RJ

mais depoimentos

 

 

Início imediato!