O Acervo Digital Vinicius de Moraes reúne os documentos originais do acervo pessoal do poeta, doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), localizado no Rio de Janeiro. Há reproduções digitais dos manuscritos e datiloscritos de sua produção intelectual, correspondência pessoal e familiar, além de documentos diversos, reunidos por Vinicius ao longo de sua vida. São cerca de onze mil documentos arquivísticos organizados e classificados.
Disponibilizados ao público desde 1992, os registros ampliam seu alcance com o projeto Acervo Digital Vinicius de Moraes, que entrou no ar hoje (27/5), reunindo documentos originais digitalizados, entre manuscristos e datiloscritos, além de outros materiais, com o objetivo de democratizar o acesso à obra e aos processo criativos de Vinicius.
Conforme destaca matéria da Agência Brasil, Além da diversidade de material, o acervo digitalizado mostra dados desconhecidos pelo grande público, como o processo de criação de um poema ou composição, com seus diversos rascunhos. Para o sobrinho-neto de Vinicius, a parte mais interessante é ver o processo criativo. É como se Vinicius abrisse o seu caderno de notas, a sua gaveta de rabiscos para o público. É muito interessante ver como ele trabalhava palavras; ele rabiscava, fazia uma nova versão do poema, uma coisa muito metódica, detalhista, perfeccionista mesmo. Esse processo é fascinante. Tem isso tanto nos poemas, quanto nas letras de músicas. É fascinante ver o cuidado dele com as rimas, com a melodia, com a repetição, para ter uma métrica boa, para ser fácil de cantar determinado verso. Isso é muito curioso de ver.
Confira em
http://acervo.viniciusdemoraes.com.br/