Oficina de Escrita online

Artigos Escrita

Biografias aquecem mercado editorial


As biografias, do ponto de vista comercial, são um bom investimento, já que os brasileiros gostam deste tipo de livro. Com histórias polêmicas ou engraçadas, os livros captam espaço nas prateleiras e ajudam na formação de novos leitores.


Em 2015, decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a publicação de biografias sem autorização prévia pelas pessoas retratadas ou por seus familiares. Apenas casos de possíveis abusos cometidos pelos escritores - como histórias inventadas, conteúdo injurioso ou outro tipo de ofensa - poderão levar o biógrafo a sofrer medidas de reparação definidas pela justiça.


Para Carlos Andreazza, editor-executivo das editoras Record e José Olympio a “decisão histórica” do STF que fulminou a censura prévia não acaba com os riscos de publicar biografias. Os ministro decidiram que, no caso de pessoas com trajetória artística, pessoal ou profissional que tenha dimensão pública, é liberada a divulgação de escritos e imagens com finalidade biográfica. “Uma vez que a obra esteja distribuída ao mercado e, pois, acessível, aqueles que se sentirem prejudicados pelo conteúdo podem e devem recorrer à Justiça. Publicar biografias é seguro comercialmente, mas é também um ato de coragem editorial”. O editor, apesar de considerar legítimo publicar biografias autorizadas pelo personagem ou por sua família, continua preferindo trabalhar com os textos não autorizados.


Leia mais: www.opovo.com.br



Marcelo Spalding
05/07/2017

 

 

Acesso rápido: Oficina de Criação Literária | Curso de Escrita Criativa para não ficção

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding - todos os direitos reservados

DEPOIMENTOS

"Gostei muito de ter participado desta oficina e também ter te conhecido. Não conseguirei expressar nessas linhas a tamanha felicidade que tive nos últimos meses. Confesso que sempre me via dentro de uma caverna, escura e fria, onde nas paredes, eu rabiscava os meus sinais. Agora, sei que lá, não só os sinais deverão sair, mas eu também, pois terei um grande caminho a percorrer com os as dicas da oficina, da gramática e da leitura."

Edgar Campanate Ferreira
Volta Redonda, RJ

mais depoimentos

 

 

Início imediato!